Dr. Carlos Baraldi

Implantes e Reabilitação Total dos Arcos Dentários

Implantes dentários Porto Alegre: Pacientes apresentando perdas dentárias a partir do final da adolescência podem se beneficiar do uso de implantes osseointegráveis para recuperação de tais perdas. Desde ausências unitárias, até a reabilitação completa dos arcos por meio de diferentes tipos de próteses. Se você busca um profissional experiente para implantes dentários em Porto Alegre, entre em contato.

O que são os implantes osseointegráveis?

São dispositivos implantados no interior do tecido ósseo, compostos por materiais capazes de se integrar a esse tecido por meio de uma conexão rígida. Sendo estáveis, são aptos a adaptação de diferentes tipos de conexões, capazes de sustentar próteses que copiam a forma natural dos dentes (e eventualmente de porções da gengiva). Trata-se de um tipo de trabalho que associa tecnologia, com um toque artesanal e artístico.

Protocolos e próteses imediatas

Ao descrever seus métodos de desenvolvimento e pesquisa clínica nos anos 70 e 80, Branemark e seus colaboradores chamaram suas próteses totais fixas do arco superior e do inferior, sobre 4 a 6 implantes, de protocolo. O nome ficou e virou sinônimo desse tipo de reabilitação. As cirurgias são de rápida recuperação e bastante seguras. Nas de maior extensão, ou em pacientes com co-morbidades, o acompanhamento pelo médico anestesiologista aumenta a segurança e o conforto relacionados ao procedimento.

Pacientes adultos eventualmente sofrem com perdas de um número maior de dentes ou já são usuários de dentaduras ou próteses móveis. A reabilitação com próteses sobre implantes copia muito mais funcionalmente a dentição natural. As próteses são menores do que as dentaduras e são fixas, possibilitando uma mastigação mais prazeirosa e eficiente, mesmo para os amantes de um bom churrasco. Além da estética. Cores e formas de dentes estão disponíveis, atendendo desde o paciente que procura algo mais natural, até aqueles que sonham com tons mais claros em seus dentes.

Meu dentista disse que não tenho osso suficiente para receber implantes? E agora?

Há muitos métodos atualmente para solucionar essas situações. Por meio de enxertos ósseos, regeneração tecidual guiada, uso de biomateriais para substituição óssea e aumento de volume do leito ósseo e da gengiva.

Também há uma preferência para inserir os implantes na mesma cirurgia da extração dentária. Isso diminui o tempo de tratamento e o número de intervenções, e é uma das inovações técnicas que mais gosto de indicar. Quando possível ainda realizamos prótese provisória imediata, recuperando a estética desde a saída do consultório.